LEGEM Consultoria e Assessoria Governamental
Site: http://www.legemconsultoria.com.br/servicos/
A gestão escolar tem sido um tema cada vez mais estudado na busca de soluções para a qualidade da educação nas escolas brasileiras. Nestes últimos anos, o papel do gestor escolar tornou-se mais amplo, abrangendo o universo da escola e da comunidade. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo geral conhecer alguns dos principais traços ou estruturas da gestão predominantes nas escolas municipais públicas e privadas.
Neste início do século XXI, a aceleração dos avanços tecnológicos, a globalização do capital e as transformações nas relações de trabalho, como a perda de direitos sociais, trouxeram mudanças para as políticas de gestão e de regulação da educação no Brasil. Tais mudanças interferem na organização da escola e nos papéis dos diversos atores sociais que constroem seu cotidiano.
Compreender esse processo e a legislação dele decorrente, bem como fortalecer a discussão e as deliberações coletivas nas escolas, é um desafio que se coloca para toda a comunidade escolar, para todos os trabalhadores que atuam nas escolas em geral, não nos enganemos que o ensino de educação infantil é o nosso pilar inicial.
Nesse cenário adverso, é forçoso agir em outra direção. Democratização da escola implica repensar em sua organização e gestão, por meio do redimensionamento das formas de escolha do diretor e da articulação e consolidação de outros mecanismos de participação, é fundamental garantir, no processo de democratização, a construção coletiva do projeto pedagógico, a consolidação dos conselhos escolares e dos grêmios estudantis, entre outros mecanismos. Isso quer dizer que a cultura e a lógica organizacional da escola só se democratizarão se todos que vivenciam seu cotidiano contribuírem para esse processo de mudança; a presença da gestão democrática participativa, na qual todos os componentes da escola encontram-se envolvidos nas tomadas de decisões, porém há muito ainda a ser feito para que tais mudanças ocorram efetivamente, como por exemplo, a necessidade de melhoraria da comunicação entre os tipos funcionais, a falta de uma gestão mais integrada, a pouca distribuição e conscientização dos papéis a serem executados pelos tipos funcionais pontos críticos a serem aprimorados nas escolas pesquisadas com uma maior sensibilização e envolvimento de todo o corpo da comunidade escolar.
Os termos “gestão da educação” e “administração da educação” são utilizados na literatura educacional ora como sinônimos, ora como termos distintos. Algumas vezes, gestão é apresentada como um processo dentro da ação administrativa, outras vezes apresenta-se como sinônimo de gerência numa conotação neo tecnicista dessa prática e, em muitos outros momentos, gestão aparece como uma “nova” alternativa para o processo político administrativo da educação.
Entende-se por gestão da educação o processo político administrativo contextualizado, por meio do qual a prática social da educação é organizada, orientada e viabilizada. (BORDIGNON; GRACINDO, 2001, p. 147).
Nessa direção, é fundamental a compreensão de que a construção da gestão escolar democrática é sempre processual. Sendo, então, uma luta política e pedagógica, para se impor, é necessário envolver a todos: pais, funcionários, estudantes, professores, equipe gestora e tal processo resulta em, pelo menos, duas outras frentes articuladas: a primeira, de conhecer e intervir, propositivamente, na legislação educacional, ou seja, é preciso conhecer a
Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as leis que regulamentam os sistemas estaduais e municipais de ensino.
Buscar a compreensão desses aparatos jurídicos como instrumentos vivos das políticas educacionais, tornando-os aliados na luta pela democratização da escola.
A segunda frente implica articular professores, funcionários, pais, estudantes, coordenadores, supervisores, orientadores educacionais e a comunidade local na construção de mecanismos de participação, visando consolidar um novo processo de gestão, onde o exercício democrático seja o motor de um novo poder e de uma nova cultura escolar.
Este é o desafio para todos. Contribuir com a construção e efetivação da gestão democrática e participativa!
A LEGEM Consultoria está habilitada a planejar e executar processos de gestão escolar e administrativa, possuindo um corpo técnico e parceiros qualificados, de acordo com métodos e técnicas específicas e modernas.
LEGEM Assessoria Governamental - Consultoria - Gestão Escolar - Osasco/SP
Serviços de Consultoria:
Página Inicial dos Serviços da Organização:
Endereço(s) e Dados de Contato
R. José Simões F. Filho, 124 - Osasco/SP - CEP: 06040-090
Celular:
(11) 99335-1075
ANÚNCIOS